Projeto Dedo Verde

O projeto Dedo Verde surgiu como uma ação de alunos que concluíram o curso de formação em Pedagogia Sistêmica, e se tornaram multiplicadores da educação sistêmica, levando este novo olhar para as escolas através de palestras, oficinas e consultoria para as escolas participantes, gerando a mudança por meio da postura e do olhar amoroso dos professores e da equipe escolar. O projeto é concretizado pelo trabalho voluntário de professores e terapeutas consteladores, que atuam nas escolas de acordo com a demanda e as necessidades, executando um projeto pré-estabelecido entre a escola e o IAP.

Objetivo

O projeto Dedo Verde tem como objetivo sensibilizar profissionais para um olhar sistêmico, por meio de uma consciência ampliada, visando a construção da paz e a escola a serviço da vida.

Público alvo

Professores, pais e alunos de escolas participantes do projeto Dedo Verde.

Metodologia e Serviços Oferecidos

As escolas cujos professores ou coordenadores participaram do curso de formação em Pedagogia Sistêmica, solicitam o trabalho por meio de um acordo prévio com o IAP, oferecendo uma contrapartida pelas atividades oferecidas, que podem ser:
1. Palestras de sensibilização para pais, professores, equipe técnica.
2. Oficinas de vivência com equipe escolar para compreensão das ordens do amor e sua aplicação, tendo como foco o professor.
3. Oficinas de vivências com os pais.
4. Atendimentos individuais e pontuais para situações específicas conforme a demanda da escola.
5. Assessoria à equipe gestora (direção, coordenação, supervisão…) para orientação e implementação da Pedagogia Sistêmica.
6. Grupo de estudos.
7. Acompanhamento Terapeutas Sistêmicos para pais, alunos e equipe escolar.

© Instituto de Apoio Psicológico 2022.