Formação em Educação e Pedagogia Sistêmica

A Pedagogia Sistêmica tem como propósito construir um ambiente escolar mais saudável, destina-se a todos os profissionais do Sistema Educacional, considerando  a família  como parte do sistema.

Tem como base teórica os princípios da Constelação Sistêmica Familiar, desenvolvida por Bert Hellinger. Ela traz à luz forças inconscientes que atuam nos relacionamentos humanos. A alemã, Marianne Franke-Gricksch, aplicou a teoria de Hellinger no ambiente escolar, com o intuito de levar os seus alunos a ter maior sucesso escolar. Hoje está sendo aplicada em países da Europa, Ásia e América Latina.

A Pedagogia Sistêmica tem-se mostrado como um excelente caminho para tratar dificuldades de aprendizagem, indisciplina, relação professor/aluno, escola/família, bullying, evasão escolar e os mais diversos tipos de violência: violência na escola, da escola  e com a escola.

O aprendizado proporcionado pela Pedagogia Sistêmica está orientado para o sucesso nas relações e vai muito além dos muros da Escola, se aplica à vida em todos os seus contextos, tornando-nos mais plenos e leve.

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Objetivos

– Apresentar os três princípios sistêmicos: Pertencimento, Hierarquia e Compensação/Equilíbrio entre dar e receber.
– Demonstrar a influencia dos três princípios no sistema educacional e na família, e as interferências destes no processo ensino/aprendizagem.
– Proporcionar, por meio de experiências e aplicações sistêmicas, o empoderamento do professor ajudando-o a manter-se equilibrado e saudável.
– Mostrar a Pedagogia Sistêmica como um caminho que auxilia o professor a exercer a autoridade, considerando a especificidade da turma, a didática e a complexidade científica própria de cada disciplina.

Público-alvo

– Profissionais da Educação: gestores públicos, diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores, professores, psicólogos educacionais, psicopedagogos, profissionais da equipe administrativa e de apoio, entre outros
– Pais e/ou responsáveis
– Acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado envolvidos com a educação: Pedagogia, Psicologia, Artes, Ciências Sociais, Letras, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Biologia, Filosofia, Física, Química, Música, entre outros
– Profissionais de ajuda

Horário das aulas

Sábado das 14h às 19h
Domingo das 14h às 19h

 

I MÓDULO: O novo paradigma sistêmico no processo educacional

  • Bert Hellinger e sua trajetória de vida.
  • Os principais teóricos que influenciaram a Pedagogia Hellinger.
  • Os principais nomes da Educação e Pedagogia Hellinger no mundo, no Brasil e em MT E MS.
  • O percurso histórico das principais concepções da educação e o novo paradigma da Educação e Pedagogia Hellinger.
  • A dimensão da Pedagogia Hellinger na formação continuada.
  • A fenomenologia na abordagem sistêmica.
  • Os três princípios das constelações familiares que são aplicados à Educação e à Pedagogia Hellinger.
  • Visão sistêmica na sala de aula, uma nova postura na educação: inclusiva, respeitosa, equilibrada e afetiva.

 

II MÓDULO: A família e a escola: redes de intercâmbio sistêmico e fenomenológico

  • O primeiro Princípio: O Pertencimento.
  • O papel social da escola.
  • A visão sistêmica na sala de aula amplia o olhar sobre a família.
  • Os tipos de família na atualidade.
  • Os diversos tipos de sistema e de amor.
  • Vínculos sistêmicos: a escola como ponto de encontro entre a família do aluno e a família do professor.
  • As dimensões transgeracionais, intergeracionais, intrageracional no princípio do pertencimento.

 

III MÓDULO: Aplicação do Princípio da Hierarquia no contexto educacional

  • O segundo Princípio: A Hierarquia.
  • A ressignificação do conceito de hierarquia.
  • A Hierarquia no contexto macroeducacional.
  • A organização escolar, os diversos papéis e lugares de cada ator social do sistema educacional: gestores, coordenadores, professores, pais, alunos, equipe administrativa e de apoio, entre outros.
  • Os fios (in)visíveis do campo emocional, que conectam e desconectam o aluno ao sucesso escolar.
  • As dificuldades oriundas dos conflitos familiares e escolares.

 

IV MÓDULO: Princípio da Compensação: equilíbrio entre dar e receber nas relações educacionais

  • O terceiro Princípio: A Compensação/Equilíbrio entre dar e receber.
  • Aplicação dos princípios da Educação e Pedagogia Hellinger como meio para a transformação e o empoderamento do profissional da educação.
  • Projeção, Repetição e Identificação das relações familiares que se repetem na escola, geram conflitos relacionais que podem comprometer a aprendizagem.
  • A grandeza de ser um profissional da educação.
  • Experiências e aplicações sistêmicas na escola: estudos de casos.

 

V MÓDULO: As ordens da ajuda aplicadas à Educação e Pedagogia Hellinger

  • As cinco ordens da ajuda.
  • A boa ajuda na sala de aula: limites e possibilidades nas situações de bullying,
  • violência, pessoa com deficiência, evasão, repetência, TDHA, déficit de atenção, autolesões, suicídios, entre outros.
  • Atitudes que levam o professor a criar maior aproximação com o aluno
  • Como exercer a autoridade, considerando a especificidade da turma e a complexidade científica própria de cada disciplina.
  • Cores dos talentos: o professor e o aluno, descobrindo, compreendendo e acolhendo as cores da personalidade de cada um, segundo proposta desenvolvida pela Universidade Multicultural CUDEC/México.
  • Mudança de foco: olhar além do problema para vislumbrar soluções.
  • A construção de um ambiente harmônico no sistema escolar.
  • As principais ações pedagógicas, segundo a perspectiva sistêmico-fenomenológica: reunião pedagógica, família na escola, palestras de sensibilização, conselho de classe, entre outras.
  • As possíveis soluções, para os conflitos, no ambiente escolar por meio de exercícios sistêmicos.

 

VI MÓDULO: Bem-estar e saúde dos profissionais da educação

  • O amor que adoece e o amor que cura.
  • Atuação das emoções primárias e secundárias nas relações interpessoais.
  • Dinâmicas ocultas que atuam nas relações: estados do Ego, triangulação, sentimentos adotados, transferência e amor interrompido.
  • O corpo como expressão das emoções, traumas e adoecimentos.
  • Intervenções e ferramentas sistêmicas para o bem-estar do educador.
  • Atuar na escola, sem adoecer.
  • A prática da escuta.
  • A elaboração de hipóteses diante das questões apresentadas e as possíveis soluções a partir do olhar sistêmico.
  • A integralidade dos temas transversais segundo os 3 princípios sistêmicos.

• Apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
• Projeto Dedo Verde na sua Escola.
• Fechamento do curso/ Diplomação.

Facilitadores da formação

– Cleovia Almeida de Andrade, 51 anos, professora há 33 anos. Trabalha na UFMS, no curso de Letras. Mestrado, pela PUC/SP, atualmente doutoranda pela UNICAMP, na área de Linguística Aplicada, e o tema de pesquisa é a análise do discurso dos livros de Pedagogia Sistêmica em língua portuguesa. Conhece e estuda as Constelações Sistêmicas desde 2012. Fez as seguintes formações na área da Sistêmica: 1- Sistêmica Familiar com: Bert Hellinger, Mimansa Erika Farny, Eliana Medina, Dilson Vicente de Lima e Olga Simone Almeida de Paulo Lima; 2-Pedagogia Sistêmica com: Mariane Franke, Ana Lúcia Braga, Olga Simone Almeida de Paula Lima, Jean Luci Ribeiro e Bibi Schereuder; 3- Sistêmica Organizacional com: Del Mar Gonzalez Franco, Eliana Medina e Mimansa Erika Farny. 4- Programação Neurolinguística Sistêmica com William Carrapateira. Desenvolve junto com o professor Rafael Monteiro um projeto de Constelação Sistêmica Familiar há dois anos, na UNEI (Unidades de Internação Integradas) Los Angeles, em Campo Grande coordena e participa do Projeto Dedo Verde.

– João Bento de Oliveira, 55 anos, graduado em Filosofia e Teologia, tem Pós Graduação em Psicopedagogia. Está no magistério a 23 anos. Atuou do Ensino Básico à Pós Graduação. Atualmente, faz Pós Graduação em Pedagogia Sistêmica na Faculdade Innovare/ SP, em parceria com o CUDEC, do México. Há 8 anos atua como Coordenador Pedagógico, desenvolve “ensaios sistêmicos” e é responsável pela Formação Continuada dos professores. Conhece a cultura Zulu devido ao Movimento Escoteiro. Foi padre Franciscano. Fez as seguintes formações na área da Sistêmica: 1- Constelações Familiares; 2- Pedagogia Sistêmica. Ambos realizados em 2015 pelo IAP, depois participou do seminário com Bert e Sophie Hellinger; 3- workshop Iluminar a Sombra, com Rosa Maria Arruda; 4- As Novas Constelações com Eliana Medina; 5- Programação Neurolinguística Sistêmica com William Carrapateira. Desde 2017 atua como terapeuta e como colaborador na formação em Constelações Familiares e Pedagogia Sistêmica e no Projeto Dedo Verde.

Locais onde o curso é realizado

O curso será realizado na modalidade EaD, com aulas ao vivo, via plataforma Google Meet.

Informações Técnicas

Cada mês será desenvolvido um módulo, que terá uma carga horária de 10 horas, e uma atividade extraclasse de 02 horas. O curso terá uma carga horária total de 72 horas, sendo 60 horas de curso e 12 horas de atividades extraclasse. Carga horária total do Curso: 72h. Metodologia: O curso é teórico, prático e vivencial. Realizado 100% on-line. Equipe de Coordenação: IAP: Olga Simone Almeida de Paulo Lima MS: Cleovia Almeida de Andrade MT: João Bento de Oliveira Coord. Administrativa: Daniel Cantidiano Duarte da Silva  Coord. Administrativa: Cecília Almeida de Paulo Lima Informações e inscrições: IAP (67) 99650-5152

Investimento

– À vista: R$ 2. 100,00 (via depósito bancário)
– 08 (oito) parcelas mensais de R$ 280,00 – boleto bancário
– 16 (dezesseis) parcelas mensais de R$ 145,00 + juros do cartão (via cartão de crédito)

CALENDÁRIO DE CURSOS

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